Dicas lista casamento convidados

Publicado em agosto 6th, 2012 | por Lorena Hombre

3

Nove passos para fazer a Lista de Convidados

Para diminuir os atritos entre noivos e familiares na hora de escrever e cortar os nomes da lista, hoje vou ensinar em nove etapas como passar por essa situação, sem perder o brilho do momento.  


1ª – Os pais devem participar da criação da lista de convidados? 

Os pais ficam tão felizes com o seu casamento, que fazem questão de chamar muitos amigos para comemorar juntos. Muitas vezes são pessoas que vocês nem tem contato, mas precisam ser racionais nesse momento: seus pais estão ajudando no orçamento da festa ou do casamento como um todo?
  • Se não, converse com seus pais e explique a sua prioridade. Convide todos aqueles que você quer, e diga que se sobrar convite, você vai disponibilizar alguns para que eles possam convidar os amigos. A partir daí o noivo e noiva devem fazer uma lista cada, respeitando a metade dos convidados para cada lado.
  • Se sim, então não tem jeito. Apenas estabeleça um limite de quantidade de pessoas que eles podem chamar. Feito isso, divida a lista em quatro partes – uma para o noivo (40%), outra para a noiva (40%), uma para os pais da noiva (10%) e outra para os pais do noivo (10%).

2ª – Tenha prioridades 

Comece sua lista criando categorias, estabelecendo uma ordem de prioridade: família, amigos, trabalho, colegas de faculdade e qualquer outra divisão que achar necessário. Sempre priorizando a ordem: aqueles que “não podem faltar”, os que vocês “gostariam que estivessem presentes”, depois aqueles que vocês “podem chamar” e por último aqueles que “se sobrar convite, chama”. 


3ª Evite situações constrangedoras

Não convide pessoas ou amigos que não são muito “aceitos” pelo seu parceiro, para não criar uma situação chata no dia mais importante e que deverá ser o mais perfeito do casal. 
 
4ª – Com humor, os personagens indesejáveis
Alguns “personagens” podem ser evitados em sua festa, e talvez, podem vir a te ajudar na hora do cortar alguns nomes. São eles:

  • O interesseiro, que nunca fala com você, mas quando descobre que você vai se casar, logo passa a fazer contato;
  • O sem consideração, é o que na última hora vai faltar, por motivos tolos, como o aniversário do cãozinho da vizinha;
  • O falso, que finge ser seu amigo, mas não vai com a sua cara e ainda sai da sua festa falando mal do seu cabelo, da decoração…
  • O mal amado, o que reclama de tudo. Diz que a noiva está demorando, que a comida está gelada, que a música é ruim e que podia estar em casa assistindo a novela. 
  • O exibicionista, que quer aparecer mais que os noivos e se acha muito engraçado.
  • Ficante de amigo ou amiga, é aquela pessoa que você nunca viu na vida e que vai aumentar seus gastos. Na hora dos cumprimentos te abraça, dá os parabéns, escreve no seu livro de visitas, sai em quase todas as fotos e ainda pega o seu bouquet.

 

5ª – Chamar ou não parentes distantes? 
A dica é chamar, desde que tenham laços afetivos e contato com eles. Se for uma tia que você não vê e não fala há mais de cinco anos, não tem necessidade. 

6ª – Converse com seus convidados

Se o grau de intimidade for muito grande, fale com aquele casal que serão muito bem vindos ao casamento, mas que infelizmente você não poderá chamar o namorado da filha deles. Explique que é uma celebração apenas para os mais íntimos. Caso você não tenha intimidade, apenas entregue os convites individuais que já fica explicito. E se eles perguntarem se podem chamar mais alguém? Diga que no momento está entregando os convites com prioridades, e se sobrarem individuais, você entra em contato.
 
7ª – Evite comentários pessoais no seu trabalho e não convide por obrigação
Se você trabalha em uma empresa com muitos funcionários e não pode chamar todos, então não fique comentando nada sobre seu noivado, chá de panela e casamento. Chame apenas os mais próximos e peça discrição.


8ª – Junte as listas

Quando todos terminarem de fazer cada uma a sua, é hora de contar os convidados e riscar nomes que foram repetidos em mais de uma lista.


9ª – Faça lista reserva

Quando estiverem finalizando a lista oficial, os nomes cortados devem ir para outras duas listas: a lista dos “não vai dar mesmo” e a lista dos “suplentes”. Esta última, considerando que uma porcentagem convidada sempre falta ao casamento (e estes avisando com antecedência), você poderá usar, chamando mais alguns para completar a sua lista sem deixar muitos de fora.

Confira essa matéria que eu fiz especialmente a pedidos da amiga Laila Magesk, para o especial que ela produziu do MÊS DAS NOIVAS do GAZETA ONLINE: clique aqui! 

LORENA HOMBRE / E VIVA OS NOIVOS

Tags: , ,




3 Responses to Nove passos para fazer a Lista de Convidados

  1. Nazha Tackla says:

    Amei as dicas!!
    Essa parte é o terror entre as famílias!! Rsrs

  2. Nazha você é ótima!!! rs
    Como anda essa lista hein? Estamos em quantos convidados?! Um beijão

  3. Oi Lorena, adorei essas dicas estou fazendo o meu blog pós casamento, para orientar noivinhas conhecidas, coloquei seu link lá ara elas verem.

    http://fadecasamentos.blogspot.com.br/2012/10/lista-de-convidados.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑