Casamento Civil casamento-civil-primeiros-passos

Publicado em outubro 31st, 2016 | por Lorena Hombre

0

Casamento Civil: posso tirar folga?

Bom dia amores!!!! Tudo bem? Então, estou entrando na semana 29 da gestação, que benção!!! Uma delicia, nossa #fiota mexe mexe muito e esta sendo bem delicia toda essas novidades aqui no barrigão! rs

Bem, final de semana casamos a Rapha e o Vitão, em grande estilo, com uma linda festa agitada, assim como são os noivos, intensos e frenéticos, rs, no Cerimonial porto Bello, com Paula e Tiago e banda, e Dj Cassio, que arrasam muuuito!!!!! Felicidades aos noivos, viu? Amo muito vocês dois!!!

Hoje o assunto é sobre casamento civil, com inspiração na dúvida de uma noivinha minha (Rayanna). Ela me perguntou hoje de manha: “depois do casamento civil tenho direito a quantos dias de folga?” 

Essa é uma dúvida muito comum, e por isso resolvi trazer para o blog, assim, muitas noivinhas já ficam cientes juntas. Bom, segundo a CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO) todos trabalhador de carteira assinada tem direito a Licença-Gala ou Licença-Casamento, que garante a ele folgas após o casamento para curtir uma lua de mel. rs Eh isso mesmo, olha que maravilha! 

O artigo 473, II da CLT informa que são três dias consecutivos de licença-gala, não contando com o dia do casamento, porém 0 primeiro dia a contar precisa ser um dia útil. Exemplo: se você se casar em um sábado, a contagem começa no domingo?  A jurisprudência diz que não, salvo se existir normalmente expediente na empresa aos domingos.  Caso contrário, a licença somente se inicia no primeiro dia de trabalho que, neste caso, acontece na segunda-feira e transcorre pela terça e quarta-feira, tendo o empregado que retornar na quinta-feira. Caso você case em um quinta feira por exemplo, a sua folga começa na sexta, e por consequência, continua no sábado e domingo, voltando a trabalhar normal na segunda.

O funcionário não é obrigado a avisar o empregador com antecedência, mas isso é importante para uma boa relação entre as partes, né? Vamos ser inteligentes e educados, pelo amor de Deus!!! Inclusive, muitas empresas podem oferecer outros benefícios ou estender a licença para o trabalhador, é tudo uma questão de conversa e bom relacionamento.

Caso os noivos queiram também tirar férias nesse período, peça as ferias apos estes 3 dias concedidos pela lei, assim vocês não perdem nenhum minutinho com seu amor! rs

Quando o trabalhador é servidor público (regido por um estatuto), é necessário dar uma olhada no Estatuto dos Servidores Públicos do local. A licença-gala pode ser de cinco a oito dias úteis, dependendo do Estatuto.

Vale lembrar que o funcionário tem que apresentar a certidão do casamento quando retornar ao trabalho.

Bem, acho que é isso, qualquer nova dúvida estou as ordens!!! Falou em casamento, falou comigo! Amooo! E boa Lua de Mel!

licenca-casamento-_-caribe_lunademiel

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑